A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR finalizou um curso de jardinagem com duração de uma semana, ou seja: 40 horas de atividades que foram compartilhadas entre teoria e prática.
Conforme a secretária Fabiana Rizati, a qualificação foi ofertada na Organização Beneficente da Sociedade Civil Casa Jacob, que atende pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, e que recebe usuários e dependentes químicos (álcool e droga), encaminhados em sua maioria, pelo CENTRO POP, uma entidade de acolhimento e assistência social do município. Segundo as informações, pelo menos 15 homens foram qualificados nessa capacitação.
Ainda segundo a secretária “esta proposta vem de encontro com os princípios e politicas públicas que a secretaria vem desenvolvendo em nossa cidade, que é buscar oferta de oportunidades, qualificação e capacitação aos que mais necessitam, e é uma forma de garantir conhecimentos e posterior oportunidade de se inserir no mercado de trabalho e gerar renda através das habilidades adquiridas ou fomentadas”, explicou.
A Prefeitura por intermédio da sua estrutura de promoção e assistência social, vem fazendo fortes investimentos em acolhimento, ajuda e até tratamento especializado via parcerias com instituições assistenciais beneficentes, para dependentes químicos de álcool e droga, e que muitas vezes se encontram em vulnerabilidade social ou em situação de rua.
Com estas capacitações e ajuda humanitária muitos deles têm a oportunidade de sair das ruas, conseguir uma colocação no mercado de trabalho e mudar de vida.