fbpx
  • 28 de novembro de 2024 01:11 01:33

Penitenciária com capacidade para 1008 detentos vai ser inaugurada no dia 30 de junho em Várzea Grande

Penitenciária com capacidade para 1008 detentos vai ser inaugurada no dia 30 de junho em Várzea Grande 1Nova penitenciária de Várzea Grande-Foto: SESP-MT

O Governo de Mato Grosso vai inaugurar, no dia 30 de junho, a penitenciária estadual para jovens adultos que está sendo construída na área rural de Várzea Grande, com capacidade para 1.008 detentos.

O anúncio foi confirmado pelo governador Mauro Mendes nesta quarta-feira (27.05), após realizar vistoria nas obras da unidade, que estão em fase de conclusão.

Também esteve na vistoria o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante; o desembargador Orlando Perri, chefe do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária (GMF); o juiz Geraldo Fidelis e pela equipe responsável pelo Sistema Penitenciário.

“Essa será mais uma entrega dentro do nosso programa Tolerância Zero, que vai criar mais de 4 mil vagas nos presídios nos próximos anos. Essa unidade vai ajudar a desafogar o sistema e manter o Estado no controle das cadeias”, afirmou o governador.

A penitenciária é fruto de um convênio federal com o Ministério da Justiça, sendo 79% do valor provenientes da União e outros R$ 27 milhões de contrapartida do Estado.

A estrutura contempla dois blocos para carceragem, com 1.008 vagas, além de áreas administrativas, de saúde e educação, estrutura completa de abastecimento de água e tratamento de esgoto, e guaritas de segurança.

Penitenciária com capacidade para 1008 detentos vai ser inaugurada no dia 30 de junho em Várzea Grande 2
Parte interna da penitenciária-Foto: SESP-MT

“O Estado já está cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público e Poder Judiciário. Tanto que vai entregar a unidade muito antes do prazo estabelecido”, destacou o secretário de Segurança, Alexandre Bustamante.

A SESP fará um remanejamento interno, conforme prevê o TAC, e convocará os servidores cedidos a outros órgãos para atuarem na unidade, que abrigará presos de baixa periculosidade.