Duas pesquisas apontaram que 70% dos beneficiados pelo saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ficariam insatisfeitos caso a modalidade não existisse mais. Os estudos mostram que os elegíveis ao benefício querem ter o direito de usufruir dos recursos do fundo quando for mais conveniente. As pesquisas foram feitas com clientes da ABBC (Associação Brasileira de Bancos) e da Zetta (associação de empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais). Os levantamentos ouviram 6,5 mil pessoas na primeira quinzena de março.
Os dois estudos indicam que mais de 80% dos entrevistados querem ter liberdade para utilizar o dinheiro do FGTS quando considerarem melhor; para 90%, é importante ou muito importante o empréstimo via antecipação do FGTS.
A ABBC ouviu pessoas que contrataram o empréstimo de antecipação do saque-aniversário do FGTS. Para mais da metade dos entrevistados (54%), o dinheiro emprestado foi suficiente para atingir os principais objetivos.
• 45% dos clientes que estavam com dívidas atrasadas usaram o valor para despesas básicas de moradia (luz, água e gás) e carnês/boletos.
• 60% concordam que as taxas do empréstimo com FGTS são menores se comparadas a outras modalidades; 70% concordam que não ter parcela mensal é um atrativo; e 70% concordam que o empréstimo não compromete sua renda mensal.
• 85% dos clientes que contrataram FGTS estavam negativados, tendo a antecipação do saque-aniversário como a única linha de crédito acessível..
• 86% das pessoas consideram contratar novamente o empréstimo no futuro.
• Quase metade dos entrevistados (47%) não sabiam sobre a possibilidade da extinção da modalidade, que afetaria especialmente pessoas que já contaram com o empréstimo e com menor renda.
A pesquisa da Zetta, realizada com amostra representativa de público em geral elegível ao FGTS, mostra que 59% dos entrevistados ficariam insatisfeitos caso o saque-aniversário acabe.
• 85% dos entrevistados consideram contratar o saque-aniversário.
• 89% concordam que acessar o dinheiro do FGTS é uma segurança para emergências financeiras, e 45% dos entrevistados utilizaram o saque-aniversário de forma emergencial .
• Entre os clientes que ficariam insatisfeitos com a extinção do saque-aniversário, falta de liberdade e perda de direitos são percepções frequentes.
• 85% concordam que ter a opção de pegar um empréstimo por meio da antecipação é uma oportunidade de acesso a crédito para quem não tem outras opções.