fbpx
  • 19 de setembro de 2024 12:09 12:51

Pessoas em situação de rua são atendidas em mutirão no Centro Pop

Pessoas em situação de rua são atendidas em mutirão no Centro Pop 1

Mais de 150 pessoas em situação de rua passam por atendimento durante mutirão, nesta segunda-feira (19), no Centro Pop em Rondonópolis. O mutirão, que conta com a participação da Defensoria Pública do Estado (DPE) e Defensoria Pública da União (DPU), com diversos serviços das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, integra a Campanha Nacional “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”. A ação, que em Rondonópolis acontece ao longo de todo o dia, também é realizada em várias cidades de Mato Grosso e do país simultaneamente.

Conforme a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizatti, em Rondonópolis o mutirão conta com diversos serviços do município, que envolvem desde a inscrição ao CadÚnico para acesso dessa população às políticas públicas e serviços sociais existentes, a encaminhamentos para atendimentos médico, tratamentos de saúde, até a oferta de corte de cabelo, entrega de kits de higiene, dentre outros.

“Estamos também identificando as pessoas que estão em situação de rua em nosso município há mais de dois anos para que possamos inscrevê-las em programas habitacionais”, acrescentou.

A defensora pública do Estado, Giovana Santos, destaca ainda que o mutirão, além de dar visibilidade a essa população vulnerável, é uma oportunidade para que essas pessoas possam fazer documentos, o que é necessário para que tenham acesso às políticas públicas ofertadas. “Para ter acesso aos serviços sociais essas pessoas precisam estar no CadÚnico e para isso, precisam ter documentos como identidade, certidão de nascimento”, explica.

“A intenção é diminuir as desigualdades sociais, erradicar a pobreza, mostrando que é possível uma trajetória diferente àquela da rua. Queremos dar a essa população de rua acesso aos serviços sociais, às políticas públicas”, conclui a defensora.

Em Rondonópolis, o mutirão também contou com a participação da Pastoral de População de Rua.