fbpx
  • 28 de novembro de 2024 04:11 04:01

PF deflagra operação contra organização criminosa em cidades do acre, GO e cidades de MT, Rondonópolis e Nova Xavantina

PF deflagra operação contra organização criminosa em cidades do acre, GO e cidades de MT, Rondonópolis e Nova Xavantina 1Operação da PF em Rondonópolis - Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (31/10), a Operação Matriarca. Foram expedidos mandados de busca e apreensão pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O cumprimento ocorreu em três estados da federação (AC, GO e MT), tendo sido cumpridos um mandado de busca e apreensão em Epitaciolândia/AC; dois em Rio Branco/AC; um em Senador Canedo/GO; dois em Goiânia/GO; um em Nova Xavantina/MT; e um em Rondonópolis/MT.

A Operação Matriarca tem como alvos pessoas investigadas pelos crimes de lavagem de capitais, tráfico internacional de drogas e organização criminosa – cujas penas podem chegar a mais de 15 anos de reclusão.

O nome da operação é uma alusão à quantidade de mulheres envolvidas na dissimulação de valores oriundos do crime. Em três anos, os investigados movimentaram mais de 60 milhões de reais.

PF deflagra operação contra organização criminosa em cidades do acre, GO e cidades de MT, Rondonópolis e Nova Xavantina 2
Agente fazendo buscas – Foto: PF

A investigação é um desdobramento da Operação “Ganância” (desencadeada em agosto de 2021), que prendeu um homem apontado como uma das lideranças de uma facção criminosa que atua no Estado do Acre.

A deflagração da operação reforça o compromisso da Polícia Federal de reprimir a criminalidade organizada local, interestadual e internacional.