Após autorização do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), uma operação sobre um esquema de venda de sentenças no Judiciário de Mato Grosso.
De acordo com as informações, os alvos da referida operação são dois desembargadores afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e alguns advogados. Na ação policial, foi realizada a prisão de um acusado de ser lobista no caso da venda de sentenças de um advogado falecido há alguns meses.
Informações ainda preliminares indicam que a referida operação é uma continuidade da Operação Sisamnes, realizada no dia 26 de novembro, com o objetivo de investigar organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional com venda de sentenças.
As investigações apontam para um suposto esquema de venda de decisões judiciais, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.
Os federais ainda investigam negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.