Pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19 em Rondonópolis podem procurar no fim de semana o plantão do projeto Sentinela em dois locais: Policlínica Itamaraty e na unidade de saúde da família Parque das Rosas e Margaridas.
Conforme a secretaria municipal de Saúde, o atendimento nos dois locais, no sábado (13) e domingo (14), acontece das 6h às 11h30, sendo que das 11h30 às 12h é feita a reavaliação médica. A secretaria lembra que o atendimento é exclusivo para pacientes com sintomas ou em tratamento de Covid-19.
Projeto Sentinela
Criadas pela Prefeitura de Rondonópolis, as unidades do projeto Sentinela visam atender a população ainda nos primeiros sintomas e, com isso, iniciar o tratamento contra a doença o mais cedo possível.
Atualmente, o projeto Sentinela funciona em cinco unidades de saúde: Policlínica Itamaraty e nos ESFs Cidade de Deus, Vila Olinda, Vila Rica e Parque das Rosas e Margarida.
Durante a semana, de a segunda a sexta, as unidades do projeto Sentinela abrem as portas às 7 horas e recebem a população até às 17 horas, com consultas médicas e realização de exames.
No período da noite é disponibilizado ainda o atendimento do Sentinela no terceiro turno do ESF Parque das Rosas e Margarida, das 18 horas até a meia noite.
Já nos finais de semana, o atendimento em sistema de plantão do Sentinela sempre acontece na Policlínica Itamaraty e no ESF Parque das Rosas e Margarida.
Regras de Segurança
A Saúde destaca a importância da população seguir as regras de segurança para evitar o contágio ou a proliferação do novo coronavírus. Fazer uso regularmente de máscara de proteção individual, higienizar as mãos constantemente e procurar evitar aglomerações são fatores contribuem para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19.