fbpx
  • 28 de novembro de 2024 07:11 07:40

Polícia Civil cumpre 14 ordens judiciais contra autores de violência doméstica em Cuiabá

Polícia Civil cumpre 14 ordens judiciais contra autores de violência doméstica em Cuiabá 1A ação integra os trabalhos da Operação Shamar - Foto: PJC-MT
A ação integra os trabalhos da Operação Shamar – Foto: PJC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, cumpriu 14 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e prisão preventiva, contra autores de violência doméstica, na manhã desta segunda-feira (04.09).

A ação integra os trabalhos da Operação Shamar, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em alusão ao Agosto Lilás, mês de reflexão e enfrentamento à violência contra a mulher.

Os mandados, sendo dois de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, têm o objetivo de apreender de armas de fogo utilizadas em ameaças contra as vítimas, e aparelhos celulares de suspeitos envolvidos com “Revenge Porn” (pornografia de vingança), em que o companheiro filma/obtém fotos íntimas da vítima para depois chantageá-la.

As ordens judiciais foram decretadas com base em representações realizadas pelos delegados da DEDM de Cuiabá, Cley Celestino e Juliana Rado.

As ações serão realizadas até o dia 14 de setembro, período de vigência da Operação Shamar. Foram apreendidos durante os trabalhos, aparelhos celulares e um simulacro de arma de fogo.

A delegada titular da DEDM, Judá Maali Marcondes, alerta vítimas para evitar enviar, tirar ou gravar fotos e vídeos íntimas com seus parceiros, uma vez que a conduta pode facilitar manipulações e abusos psicológicos.

“A Polícia Civil está atenta a todos os casos denunciados e empenhada em coibir severamente condutas dessa natureza”, disse a delegada.

Shamar – palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”.