A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Rondonópolis, realizou na manhã desta sexta – feira (21/02) a Operação Falso Cognato, que investiga uma associação criminosa envolvida em fraudes financeiras contra uma empresa de tecnologia animal. O grupo teria causado um prejuízo estimado em R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais).
Durante a ação, foram cumpridos 7 (sete) mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias dos investigados. A principal suspeita, uma funcionária que exercia cargo de confiança na empresa vitimada, foi presa em flagrante por furto de energia elétrica.
O nome da operação faz alusão ao modo de atuação do grupo criminoso. De acordo com as investigações, a funcionária recebia informações sobre pagamentos a serem efetuados pela empresa e emitia duas ordens de pagamento: uma verdadeira, direcionada ao credor correto, e outra falsa, desviando valores para a conta de um dos comparsas. Essa estratégia de duplicidade gerou um alto prejuízo financeiro para a vítima.
No decorrer da operação, as autoridades apreenderam três veículos – uma camionete Ford Ranger, uma camionete S10 e um Ford Ka -, além de joias, celulares e documentos que serão analisados para subsidiar o avanço das investigações.
A Polícia Civil segue apurando o caso e reforça seu compromisso no combate às fraudes e crimes patrimoniais, garantindo que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados perante a Justiça.