A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA), em parceria com Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), realizam desde quinta-feira (25.06) mais uma etapa da operação “Pátio Limpo”. Nesta fase, a ação tem como foco a higienização do pátio da delegacia com a retirada e prensa de 172 veículos, entre carros, carretas e motocicletas.
A operação que está próxima de ser concluída tem o objetivo de dar a correta destinação aos bens custodiados na unidade especializada, sendo realizada nesta semana, a prensa de 135 carros, quatro carretas e 33 motocicletas, além de vários materiais ferrosos como câmbio e outras peças automotivas.
Para encaminhamento à reciclagem, a equipe da DERRFVA avaliou os veículos que não possuem mais relevância processual, além daqueles que possuem grandes débitos administrativos a serem regularizados e que diante da situação atual do bem não possuem valor econômico.
A operação Pátio Limpo completa nesta semana um ano de trabalhos, sendo realizados diversos levantamentos e prensa de veículos que se estendem até a total limpeza do ambiente. Durante o período foram realizadas mudanças de procedimentos para tornar mais célere às restituições de bens às vítimas, assim como o encaminhamento de bens para outros órgãos como, sendo parte dos veículos, ao final do inquérito policial, encaminhados às Comarcas responsáveis pelos processos.
Segundo o delegado titular da DERRFVA, Gustavo Garcia Francisco, a ação integrada entrega a sociedade um ambiente higienizado, garantindo o atendimento a questões ambientais, assim como a correta destinação dos veículos.
Em um ano de serviços alcançamos um resultado muito satisfatório, realizando a prensagem de veículos que estavam custodiados a décadas na unidade. Estamos com a questão ambiental, a qual já havia motivado uma ação pública, resolvida nesta ação desencadeada em parceria do Detran e Polícia Civil”, disse o delegado.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressaltou que as atividades de reciclagem e limpeza de pátios são prioridades desta gestão. “São ações positivas que foram estendidas aos nossos parceiros da Polícia Civil com o objetivo de cumprirmos as normas de proteção ambiental, além de eliminarmos possíveis criadouros de insetos causadores de doenças”, falou Vasconcelos.
A operação ainda terá mais uma fase e deverá ser finalizada dentro dos próximos 15 dias, realizando toda a limpeza do terreno que será entregue pronto ao estado para ser utilizado para outras finalidades de acordo com as normativas ambientais.