fbpx
  • 28 de novembro de 2024 08:11 08:35

Politec participa de ação exclusiva para pessoas com deficiência em Sorriso

Politec participa de ação exclusiva para pessoas com deficiência em Sorriso 1A ação ocorre em alusão ao aniversário de 36 anos do município - Foto : Assessoria

A Politec, por meio da Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica (DMIT), participará entre os dias 9 e 12 de maio da Semana da Pessoa com Deficiência de Sorriso (396 km de Cuiabá), realizando a emissão de carteiras de identidade.

A ação ocorre em alusão ao aniversário de 36 anos do município e visa o atendimento exclusivo para pessoas com deficiência, sem a necessidade de agendamento. O serviço será realizado das 13h30 às 16h, no Ganha Tempo, localizado na rua Mato Grosso, nº 2458, Centro.

Conforme a Lei 11.133/2005, pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. Enquadram-se nas categorias a deficiência física, visual, auditiva, mental e múltipla.

A Politec também disponibiliza a opção de inclusão dos símbolos internacionais de acessibilidade no documento. Para isso, é necessária a apresentação de laudo médico emitido por um profissional especialista.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e conta com a parceria da Politec e da Defensoria Pública de Mato Grosso.

Ganha Tempo

Durante os quatro dias de evento, o atendimento para o público que fez o agendamento no site da Prefeitura ocorre normalmente no Ganha Tempo do município, entre 7h e 13h.

Documentos necessários

Para solicitar o RG o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou casamento original e os comprovantes dos documentos que desejar incluir (consulte aqui).

A primeira via do RG é gratuita (apenas na versão cédula). Para a emissão das demais vias é cobrada a taxa de R$ 70,09 para a cédula. Já para quem pretende ter o documento de identificação em cartão, o valor cobrado é de R$ 99,53.

A taxa de emissão da segunda via, porém, pode ser isenta caso o morador se enquadre nos critérios de isenção previstos em lei (consulte aqui).