fbpx
  • 28 de novembro de 2024 02:11 02:52

Prefeito entrega várias obras em Nova Galileia e anuncia outras mais

Prefeito entrega várias obras em Nova Galileia e anuncia outras mais 1

O Prefeito José Carlos do Pátio esteve nesse sábado (29) no Distrito de Nova Galileia, entregando diversas obras importantes, onde também se reuniu com a comunidade ouvindo novas demandas, e se comprometeu em atender de imediato algumas delas e, avaliar a legalidade para atender outras.

As obras entregues foram: a reforma da creche EMEI – Selma Doho, a construção do novo PSF, Dr. Valdir Farias, a construção das quadras poliesportiva e de areia; a construção da pracinha, com a instalação de playground e toda uma estrutura de lazer; a ampliação da rede elétrica e novas luminárias; pavimentação asfáltica; iluminação do campo de futebol e instalação de academia popular; substituição da caixa d’água e ampliação da capacidade de armazenamento, além de melhorias na rede de abastecimento (Sanear), entre outras.

SANEAR

Todavia é preciso destacar que além da instalação do novo reservatório com capacidade de 40 mil litros de água armazenada o distrito conta com 5.826 metros de rede de água sendo, 135 economias (residências, comércios, e instituições públicas e privadas) totalizando 9.672,00 metros cúbicos (m³) por mês. O Sanear realiza ainda a coleta de resíduos sólidos (lixo doméstico) uma vez por semana às segundas-feiras, conforme a autarquia, cerca de 20.000 kg/mês de resíduos são coletados e dada a destinação correta no aterro sanitário.

REUNIÃO AMPLIADA

Pátio e seu secretariado se reuniram com a comunidade no galpão da igreja católica do distrito, onde ouviram novas demandas da comunidade, apresentadas pela presidente da Associação de Moradores local, Suely Maria Pires.

A líder comunitária entregou um documento com as demandas ao prefeito que leu uma por uma e se comprometeu em atender de imediato algumas, se comprometendo em avaliar as implicações legais de outras. Caso não haja impedimento legal, Pátio prometeu viabilizá-las para as próximas semanas.

NOVAS DEMANDAS

No documento da comunidade entregue ao Prefeito, estavam demandas como o pedido de ampliação do convênio de fomento (ajuda financeira) com a Associação de Moradores/Centro Social Cristão e Cozinha Solidária. Também foi solicitada a doação ou concessão de uso de uma área pública para construção de um centro de acolhimento de animais; foi solicitada a doação de uma ‘picape’ para a associação (e pode até ser usada); pediram o cercamento do campo de futebol que já foi devidamente iluminado e, a construção do vestiário; pediram ainda a isenção do alvará da associação de moradores; construção de calçada solidária/ecológica com o plantio de grama; instalação de iluminação de LED no distrito; extensão de rede e de luminárias; e por fim, a instalação de uma antena de captação/ampliação de sinal de celular.

O Prefeito enumerou os diversos investimentos públicos que o município realizou no distrito de Nova Galileia, bem como na região, como os acima citados e ainda investimentos na aldeia indígena da Reserva Tadarimana, como a construção de uma escola climatizada e com quadra coberta, construção de posto de saúde, perfuração de poços artesianos e perfuração de tanques de piscicultura, e recuperação de estradas, entre outros.

Pátio externou aos presentes que desde o início da sua gestão vem colocando um ambicioso projeto de recuperação de toda a estrutura predial da rede municipal de educação e de saúde, revitalizando ainda os distritos rurais, como o de Boa Vista, Campo Limpo, e Naboreiro.

O prefeito garantiu que até o final da gestão, todas as unidades escolares e de saúde estarão reformadas e ou ampliadas, climatizadas e aptas a oferecer serviços públicos de qualidade à população. “com os nossos esforços, meus e de todo os nossos servidores públicos, a prefeitura garante qualidade de vida e cidadania à nossa população, seja ela da zona urbana ou rural” reiterou o prefeito.

Além do secretariado municipal, participaram da reunião, os vereadores, Oseias Reis, José Felipe Horta e Marildes Ferreira.