O prefeito José Carlos do Pátio recebeu membros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Paço Municipal para ressaltar à população sobre a importância de participar do Censo Demográfico 2022 e respondeu a pesquisa como recenseado na tarde desta terça-feira (4).
De acordo com o gestor municipal o Censo é de suma importância, pois “te dá uma fotografia da cidade”, por meio dos dados como mortalidade infantil do município, a renda média, o nível de escolaridade e índice de analfabetismo, números de moradores por município, número de filhos por mulheres no período fértil, entre outros dados.
“A sociedade têm que receber o recenseador, é importante, atendam na sua casa. Eles estão prorrogando até dezembro, isso porque em primeiro lugar está faltando recenseador e também por estar precisando cada vez mais da colaboração da sociedade para que eles possam adentrar nas casas das pessoas e ouvi-lás”, pontuou Pátio.
Rondonópolis tem pouco mais de 80 mil residências para serem visitadas e até o momento 35% das visitas foram feitas. A falta de recenseadores é um dos motivos, há menos de 80 atuando, sendo que o número necessário para Rondonópolis é de 212 trabalhadores. Por isso, um novo seletivo está em andamento.
Segundo o coordenador de área do IBGE, Marcelo Mendes Marques, o segundo motivo é a demora da população ao responder ao recenseador e acontece com frequência do morador agendar e não estar no dia agendado, tal como a recusa em responder ao Censo.
Pela primeira vez em um Censo, há a possibilidade de responder virtualmente a pesquisa seja por meio do celular ou de computador após a visita do recenseador ao domicílio, pois ele coleta o e-mail do morador para qual é enviado o link necessário para preenchimento dos dados referentes àquela moradia. O link é individual por ser atrelado as coordenadas geográficas da residência.
“O IBGE está tentando fazer novas formas para conseguir alcançar toda a população e dar os melhores números possíveis para que todos os gestores públicos possam fazer as melhores políticas públicas para a população”, ressaltou Marques.