A Prefeitura de Rondonópolis assinou nesta segunda-feira (08) o convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) por meio do programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) no valor de 107 milhões de reais. Todo o montante do recurso já tem projetos para execução de obras que vão beneficiar diversas regiões da cidade, nas áreas de infraestrutura – que inclui os distritos industriais, na educação e na assistência social.
O prefeito Zé Carlos do Pátio mencionou que a liberação desse recurso se deu por conta de uma grande engrenagem formada pela Prefeitura de Rondonópolis, a Câmara de Vereadores, o senador Wellington Fagundes e também a Caixa Econômica. Ele agradeceu a compreensão de setores da classe empresarial local que acreditaram nesse projeto – Finisa – e também às bases populares.
C, em atividades de contra-turno escolar no setor da promoção e assistência social, e ainda na construção de um novo parque ambiental, conforme informou o chefe do escritório de representação de Rondonópolis em Brasília, Paulo José Correia.
O setor que vai receber boa parte volume dos recursos do Finisa será a infraestrutura com a execução de obras de drenagem e pavimentação asfáltica, sendo que, de acordo com Paulo José, somente nos distritos industriais da cidade serão aplicados cerca de R$ 30 milhões em obras.
Segundo o superintendente da CEF, José Antônio da Silva, a classificação do município de Rondonópolis com o conceito A pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) foi primordial para que a cidade conseguisse acessar o recurso. Isso coloca Rondonópolis em um rol seleto de municípios considerados bom pagadores, que prestam conta regulamente e apresentam relatórios fiscais, orçamentários entre outros.
“Nós estivemos em Brasília trabalhando em busca de recursos e o prefeito fazendo o papel importante que é promover o desenvolvimento do município. Esse recurso chega num momento em que estamos tentando salvar vidas, mas também salvar empregos e as empresas, isso será fundamental para a retomada da nossa economia”, comentou o senador Wellington Fagundes.
A assinatura do convênio com a CEF contou com participação do presidente da Câmara, vereador Cláudio da Farmácia, acompanhado de diversos vereadores, secretários municipais, representantes de entidades de classe como a Acir e a CDL, Associação dos Transportadores de Cargas (ATC), empresários e lideranças comunitárias.