A Prefeitura inaugurou na tarde desta quinta-feira (26) o novo prédio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, que está localizado na Avenida Bandeirantes, nº 1191, mais precisamente, em frente a Casa Assistencial Bom Samaritano, no centro da cidade.
Essa sede faz parte da mais nova ação de política pública da gestão municipal, que por intermédio da Secretaria Municipal de Promoção e assistência Social (Sempras), visa fortalecer as ações de apoio, ajuda humanitária e de enfrentamento aos desafios as pessoas que ficam expostas e excluídas da sociedade e em situação de rua.
Antes da solenidade, o prefeito se reuniu com a equipe da Sempras, liderada pela secretária Fabiana Rizati, e contou inclusive, com a presença de alguns vereadores da base aliada e, da Promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis, onde fez uma avaliação e um balanço das ações até aqui desenvolvidas, buscando mecanismos e melhorias para incrementar os atendimentos sociais na cidade. As equipes multidisciplinares da Sempras, aliadas à equipe técnica do Centro POP atuam diariamente no atendimento aos ‘moradores de rua’, buscando contactá-los, ouvi-los, e resgatá-los da atual situação, fazendo encaminhamentos daqueles que aceitam ajuda, para unidades sociais parceiras do município, como: Casa Esperança (Masculina e Feminina) a Casa Jacoob e Acolhimento de Albergue na Casa Jacoob 2, Lar Cristão, e Casa do Bom Samaritano, entre outras.
Lembrando que o Centro Pop é mantido pela Secretaria de Promoção e Assistência Social do município e atende em média 112 pessoas diariamente. Agora com a nova sede, a unidade vai dispor de uma estrutura física moderna, ampla e totalmente reformada para que essas pessoas possam ser melhor acolhidas; se higienizar, tomar banho e até lavar alguma peça de roupa. Inclusive no local, o atendido recebe um kit de higienização composto de sabonete, barbeador descartável, creme dental, escova de dente, shampoo, desodorante, pente e, inclusive, preservativos.
Lavanderia…
Em caso de identificação de alguma necessidade específica do indivíduo, como atendimento e ou tratamento de saúde; expedição de documentos (2ªs vias) etc. A equipe do Centro Pop faz os devidos encaminhamentos para as instituições assistenciais parceiras, onde estas pessoas são acolhidas e tratadas com dignidade e humanidade.
Cozinha industrial para produção de alimentos…
Nos casos em que a pessoa manifeste interesse em retornar à sua cidade natal, a Prefeitura por intermédio do Centro Pop/Sempras, providencia a passagem de retorno. Em sua fala o prefeito revelou ainda não estar satisfeito com os resultados obtidos e se comprometeu em trabalhar para ampliar as estruturas de apoio do município, melhorando e ampliando os investimentos financeiros, bem como a capacidade de atendimento a essa importante parcela da população que, por razões diversas se encontram desamparadas, e à margem da sociedade, excluídas do convívio social.
“Nós aqui em Rondonópolis, diferente de muitos municípios, não excluímos e nem expulsamos ninguém! Aqui a gente procura acolher, ouvir, e cuidar desse irmão que se encontra em dificuldade, muitas vezes vítimas da dependência química (álcool e droga), e que precisa muito da nossa ajuda. E nós não vamos virar as costas para estes irmãos. Hoje nós temos cerca de 180 pessoas sendo acolhidas nas nossas unidades assistenciais parceiras. E nós vamos fazer o que for possível para tratá-los com humanidade, e se possível fazer um encaminhamento, para tentarmos reinseri-los no convívio social, através de uma qualificação e quem sabe até inserirmos no mercado de trabalho”, explicou.
Ao final da solenidade o prefeito ainda visitou as instalações da Casa Assistencial Bom Samaritano que atende pessoas em situação de rua oferecendo alimentos, e que fica em frente ao Centro Pop, onde conversou com a coordenadora Ângela Maria Resende de Moraes, para tratar de ajuda ampliar os projetos de parceria com a instituição.
Visita à Casa Assistencial do Bom Samaritano…