A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) deu início, no último sábado (11), no plantio de mudas de árvores nativas na área localizada na avenida Bandeirantes, próximo ao Corpo de Bombeiros no Jardim Primavera. O objetivo é reflorestar toda a área onde futuramente será construído o Parque Dandara dos Palmares que hoje está com algumas partes degradadas.
Essa foi a primeira etapa do plantio feito na área que deve receber ao todo cerca de cinco mil mudas de árvores. Nessa primeira ação o município contou com o apoio de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra.
“Hoje estamos iniciando aqui um Plano de Recuperação de Área Alterada e Degradada (Prad). Apesar de área ser uma rica em recursos hídricos, com o passar dos anos, ela foi degradada pela ação humana e agora é necessário o reflorestamento do espaço”, contou a secretária de meio ambiente do município, Kamila Carvalho.
A área onde será construído o parque está recebendo diversas espécies de Ipê, jenipapo, aroeira, araçá, goiabeira e várias outras árvores frutíferas. “Mais do que plantar as mudas, plantamos esperança e o compromisso nosso enquanto movimento social de produzir alimentos saudáveis e cuidar do meio ambiente”, comentou uma representante do movimento.
Essa área onde está localizado o parque Dandara dos Palmares está recebendo uma certificação nacional que transforma ela em área de preservação ambiental. “Rondonópolis precisa de muitas árvores, muito verde. Temos que deixar a cidade mais bonita e estou muito orgulhoso desse trabalho”, comentou o prefeito José Carlos do Pátio.