A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, realiza nesta quinta-feira, às 14h, o sorteio dos candidatos a moradores das primeiras unidades habitacionais do Residencial Celina Bezerra, localizado na região do Grande Conquista. Na ocasião, serão sorteados 550 apartamentos, que integram a primeira etapa do conjunto habitacional.
O sorteio será transmitido on-line através da página oficial da Prefeitura de Rondonópolis no facebook, devido as medidas de isolamento social em combate a pandemia do novo coronavírus. Já o resultado será divulgado no Diário Oficial do Município, o DioRondon.
“Estamos realizando mais uma etapa necessária para fazer a entrega das sonhadas chaves das primeiras unidades habitacionais do Celina Bezerra que estão sendo finalizadas. A Secretaria de Habitação tem trabalhado muito para que tudo seja feito com o máximo de responsabilidade e transparência”, disse a gerente do departamento de Políticas Habitacionais da Secretaria Municipal de Habitação, Adriana Morais.
Participam do sorteio os munícipes que já estavam pré-alocados no Diário Oficial do Município publicado no dia 29 de dezembro de 2016. Serão sorteados 560 titulares e 171 suplentes. A distribuição segue as regras determinadas pelo Ministério das Cidades e está garantida a cota de 3% destinada para idosos e 3% às pessoas com deficiência física.
Adriana ressalta que famílias residentes em áreas de risco ou insalubres, bem como que tenham sido desabrigadas serão dispensadas do processo de seleção, “conforme preceitua o item 3.3 da Portaria n° 412/2015”. Ela comenta ainda que a realização do sorteio segue as recomendações do Ministério Público Federal (MPF).
As unidades habitacionais do Celina Bezerra são financiadas pelo Banco do Brasil, através do programa “Minha Casa, Minha Vida” – Faixa 1, que contemplam famílias com renda de até R$ 1800 por mês. Os apartamentos são de 46,55 metros quadrados. Cada um dispõe de dois dormitórios, sala, cozinha e área de serviços, além de infraestrutura completa.
As unidades do térreo foram todas projetadas para atender as necessidades especiais de idosos e pessoas com deficiência. No total são aproximadamente R$ 120 milhões investidos na construção do residencial, que é o maior conjunto habitacional previsto para Rondonópolis.
Equipamentos sociais
Além de solucionar o impasse para viabilizar a retomada e a conclusão das obras do Celina Bezerra junto à instituição financiadora, a Prefeitura de Rondonópolis, dentro do seu projeto de levar cidadania, também viabilizou a construção de equipamento sociais, como uma escola de educação infantil, uma creche e uma quadra poliesportiva para atender os moradores do futuro residencial e de bairros da região.