fbpx
  • 28 de novembro de 2024 03:11 03:58

Previsão do tempo: confira como ficarão as chuvas em dezembro

Previsão do tempo: confira como ficarão as chuvas em dezembro 1

Em dezembro, o padrão vai se manter parecido com o de novembro. Ou seja: chuvas mais expressivas ainda são esperadas sobre a metade norte do Brasil devido à atuação frequente de corredor de umidade. Enquanto isso, no Centro-Sul do país a irregularidade vai continuar, indica a previsão do tempo. Apesar disso, espera-se uma condição melhor de umidade para o mês — tanto no comparativo com novembro deste ano e quanto em relação a dezembro de 2021.

Dezembro não será tão seco e devem ocorrer eventos de chuva com mais intensidade. Esses eventos não serão homogêneos e nem sempre deverão atingir todas as área do país. Apesar da irregularidade prevista, os episódios de acumulados de água serão fundamentais para a manutenção da umidade no solo e para o desenvolvimento das culturas de verão.

Entre os últimos dias de novembro e os primeiros dias de dezembro, a chuva mais expressiva deve acontecer na faixa leste do Brasil, por causa da atuação de um vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN), que atua na atmosfera na altura da costa da região Sul.

O VCAN ainda vai favorecer a ocorrência de volumes expressivos de água até a metade desta semana sobre a faixa leste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. Isso se dará em decorrência da atuação de um outro sistema próximo à costa entre o Sudeste e o Nordeste, o que vai continuar provocando muita chuva entre Rio de Janeiro e o sul da Bahia, passando pelo Espírito Santo e por Minas Gerais.

Chuvas e alerta para deslizamentos e inundações

O Paraná já recebeu muita chuva nos últimos dias. A cidade de São José dos Pinhais, no leste paranaense, o acumulado foi de 250 milímetros. As principais rodovias que realizam o escoamento da safra para os portos da região estão bloqueadas por causa dos deslizamentos de terra que acontecem desde a segunda-feira (28).

A meteorologia mantém o alerta. Desde a costa da região Sul até a faixa litorânea da Bahia continua elevado o risco para inundações e deslizamentos de terra. Além disso, um corredor de umidade, que está atuando na metade norte do Brasil, vai contribuir para a chuvas mais abrangentes e volumosas sobre o interior do Matopiba ea região Norte.

Na segunda metade desta semana as instabilidades voltam a se espalhar um pouco mais pelo Centro-Sul do país e, com isso, estão previstos episódios de chuva sobre áreas produtoras do interior do Centro-Oeste, inclusive sobre as partes mais secas de Mato Grosso, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul. A distribuição da chuva nestas áreas, no entanto, não será homogênea.

Previsão do tempo até 12 de dezembro

No decorrer da próxima semana, de 6 a 12 de dezembro, não se observa um padrão homogêneo de chuva sobre o Brasil. As chuvas até devem aumentar sobre partes da região Sul, especialmente entre Santa Catarina e Paraná. Também irá chover no Sudeste, incluindo o interior de São Paulo, e em algumas áreas do Centro-Oeste, como serão os casos do leste de Mato Grosso do Sul, interior de Goiás e noroeste de Mato Grosso.

Em contrapartida, a chuva será reduzida entre o interior de Mato Grosso do Sul e a metade sul e leste de Mato Grosso. Nessas áreas, pelo menos até metade do mês de dezembro, não se observa uma condição de regularização das chuvas.

Clima até o fim do ano

Mais uma vez, na segunda semana de dezembro, o que chama a atenção na previsão do tempo são os altos volumes de água previstos para áreas entre Minas Gerais, Espírito Santo e extremo sul da Bahia. Essas áreas contam com alto potencial para transtornos, pois o solo já estará bastante encharcado devido às chuvas que têm ocorrido de forma persistente e com volumes mais expressivos.

As chuvas devem reduzir nestas áreas no início da segunda quinzena de dezembro, quando se observa uma tendência para aumento da chuva sobre o Centro-Sul do país. Os maiores volumes de água são esperados entre o norte Gaúcho, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Mato Grosso.