Em operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal com a Força Tática da Polícia Militar/MT, no dia 05 de junho de 2021, por volta das 19h, a equipe da PRF abordou dois veículos: um Ford/F250, conduzido por um homem de 33 anos, e um Toyota/Hilux conduzido por outro homem de 32 anos, tendo cada veículos mais dois ocupantes.
Na abordagem foi perguntado se havia arma no interior do veículo, sendo, pelo condutor da F250, informado que não. No entanto, os policiais realizaram a busca veicular, durante a qual foram encontradas, na carroceria, as seguintes armas: Rifle cal .22, com silenciador e luneta; 05 carregadores; Espingarda Taurus, cal 36; Carabina Rossi, cal 38; Pistola Taurus PT838, cal .380; além disso, também localizaram diversas munições para os armamentos.
Quanto ao condutor da Hilux, quando perguntado, já informou que transportava armas. Neste momento, os policiais iniciaram a busca veicular, que ensejou na localização de duas pistolas, sendo uma Taurus G2C, cal 9mm e uma Imbel MD6TC cal .40, sendo esta uma arma institucional do passageiro, que é Policial Penal no estado de Goiás. Também encontraram munições 9mm e cal 36, e mais 118 kg de carne silvestre, jacaré e, aproximadamente, 64 kg de pescado.
Diante dos fatos constatados, os ocupantes dos veículos foram encaminhados a Polícia Civil de Barra do Garças/MT para os procedimentos relativos a polícia judiciária quanto aos delitos de Posse irregular de arma de fogo de uso permitido e de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre.