Wellington Fagundes, José Medeiros e Coronel Fernanda estão entre os eleitos do PL – Foto: Reprodução
O partido do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) predomina na bancada federal de Mato Grosso em Brasília, nesta próxima legislatura. O Partido Liberal, que tem base forte no Estado, conseguiu eleger quatro deputados federais e um senador. As escolhas são um reflexo do perfil conservador do eleitorado mato-grossense, que em maioria votou pela reeleição do presidente.
As pesquisas mostraram a preferência do eleitor mato-grossense por candidatos apoiados e alinhados ideologicamente com o bolsonarismo nas eleições 2022. Em Mato Grosso, Bolsonaro venceu a disputa com 59,84% dos votos; já Lula, obteve 34,39% dos votos. Os dois candidatos disputam o segundo turno pela Presidência da República no dia 30 de outubro.
Para ocupar a única cadeira em disputa nessas eleições, 63,54% dos eleitores de Mato Grosso optaram por Wellington Fagundes que segue para o segundo mandato ao se reeleger.
Para compor a bancada Câmara Federal, o PL terá os nomes de Abílio, eleito com 87.072 dos votos; José Medeiros, com 82.182 votos, Amália Barros, com 70.294 votos e Coronel Fernanda, com 63.304 votos.
No cenário nacional, a sigla também terá a maior bancada no Senado Federal a partir de 2023. O partido do presidente elegeu oito senadores: Magno Malta (ES), Wilder Morais (GO), Wellington Fagundes (MT – reeleito), Romário (MT – reeleito) Rogério Marinho (RN), Jaime Bagattoli (RN), Jorge Seif (SC), Marcos Pontes (SP).
Além deles, a bancada do PL conta com os senadores eleitos em 2018: Carlos Portinho (RJ), Carlos Viana (MG), Flávio Bolsonaro (RJ), Jorginho Mello (SC), Marcos Rogério (RO) e Zequinha Marinho (PA).
Nas eleições gerais, o sinal é de que o perfil de grande parte dos eleitores é conservador ao escolher nomes que defendem as pautas do presidente Bolsonaro. Em Mato Grosso, o reflexo do eleitorado conservador ficou ainda mais evidente, já que no estado o presidente venceu a disputa pelo Palácio da Alvorada com uma diferença superior a 25% dos votos.