Sébastien Haller – Foto: Leon Kuegeler/Reuters
No retorno do campeonato alemão após a pausa da Copa do Mundo, o Borussia Dortmund venceu o Augsburg em casa por 4 a 3 e se manteve na sexta colocação. No entanto, a melhor notícia do jogo para os aurinegros e fãs de futebol foi o retorno do atacante Sébastien Haller aos campos de futebol, recuperado de um tumor nos testículos, que o deixou seis meses afastado por conta do tratamento.
O marfinense de 28 anos entrou em campo aos 17 minutos do segundo tempo e foi ovacionado pela “muralha amarela”, como a torcida do Borussia é conhecida, quando pisou no gramado.
O jogador, com passagens marcantes pelo Eintracht Frankfurt, West Ham e Ajax, foi contratado a peso de ouro pelo clube alemão na janela de transferências de julho, por cerca de 33 milhões de euros (cerca de R$ 182 milhões, na conversão de valores.
Em julho do ano passado, antes mesmo de estrear, o atacante sentiu um mal-estar durante um dos treinos da pré-temporada, após a realização de exames, médicos descobriram que Haller tinha um tumor nos testículos.
Afastado dos gramados, o atacante passou por intensivas sessões de quimioterapia nos últimos meses, e nas raras aparições públicas nesse intervalo de tempo, apareceu sem cabelo e com uma feição mais magra.
Felizmente, o marfinense reagiu bem ao tratamento, e em janeiro ele foi liberado pela equipe médico para voltar às atividades. No dia 13 de janeiro, em amistoso contra o Basel, da Suíça, jogou cerca de 30 minutos e marcou três gols na goleada da equipe alemã por 6 a 0.
Contratação mais cara da história do clube, Haller agora vai ter a ingrata missão de substituir Erling Haaland, que deixou o Dortmund em julho para rumar ao Manchester City, no comando do ataque .
Após o jogo, Haller apareceu sorridente ao lado da família, ainda no campo de jogo.
Com campanha irregular no campeonato, o Dortmund hoje ocupa a vaga que leva o time apenas a Conference League, e está a seis pontos do Bayern de Munique, líder da Bundesliga. Com 18 rodadas em disputa, e com o acréscimo de Haller no elenco, o time tem condições de brigar por objetivos maiores no campeonato.
Ainda no jogo contra o Augbsurg, na manhã deste domingo, assim como em outros jogos do campeonato alemão, os dois clubes respeitaram um minuto de silêncio em homenagem ao Rei Pelé, que faleceu em dezembro aos 82 anos.