fbpx
  • 20 de setembro de 2024 09:09 09:27

Saúde capacita agentes comunitários para detectar vítimas de agressão

Saúde capacita agentes comunitários para detectar vítimas de agressão 1Para falar sobre o tema, esteve presenta a assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher - Foto : Assessoria

Os agentes comunitários da saúde de Rondonópolis estão recebendo nesta sexta-feira (11) uma capacitação com objetivo de identificar vítimas de violência e agressão. A atividade faz parte do cronograma de eventos que estão sendo realizados em alusão ao mês de mulher.

Para falar sobre o tema, esteve presenta a assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do Tribunal de Justiça, Ana Emília Sotero. A advogada realizou uma apresentação para chamar a atenção das agentes comunitárias a identificar sinais de violência e agressões contra as mulheres, mesmo que silenciosos.

Rondonópolis conta atualmente com 411 agentes comunitárias de saúde que trabalham ligadas diretamente com a famílias rondonopolitanas. Elas foram divididas em quatro turmas para passar pela capacitação que acontece no auditório do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro).

Saúde capacita agentes comunitários para detectar vítimas de agressão 2
Reunião de capacitação de agentes comunitários – Foto : Assessoria

Os agentes estão em contato direto com mulheres, geralmente donas de casa, que muitas vezes sofrem as agressões de forma silenciosa. Esse é o público principal ao qual as agentes estão de olho e a partir de hoje ainda mais capacitadas para identificar os sinais de agressão durante as abordagens de rotina.

O encontro que reúne as agentes é realizado pela parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Promoção e Assistência Social e do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ-MT).