Alimentação irregular, sedentarismo e privação de sono formam uma combinação perigosa para a vida de caminhoneiros que trafegam pela BR-163/MT. Dados coletados durante as duas edições do programa Parada Legal que ocorreram em Sinop e Rondonópolis em 2024 apontaram que dos 767 motoristas profissionais atendidos, 63% possuem obesidade níveis I, II e III, enquanto outros 23% estão com sobrepeso. O Parada Legal é realizado pela Nova Rota do Oeste, Concessionária controlada pelo Governo de Mato Grosso e responsável por administrar os 850 quilômetros de rodovia entre Itiquira e Sinop, e leva serviços gratuitos de saúde e bem-estar a motoristas profissionais.
De forma geral, os índices aferidos demonstram que a saúde dos caminhoneiros não está boa, sugerindo uma mudança no estilo de vida desses profissionais, que trabalham sentados por muitas horas e por vezes encontram na beira da estrada refeições calóricas, gordurosas e pouco nutritivas. Certa de 40% dos atendidos durante o Parada Legal apresentaram sinais de alerta para a Diabetes ao realizarem exames de glicemia, enquanto outros 40%, a confirmação da doença.
O médico Cyro Jorge Cafure Bezerra avalia que a profissão de motorista é uma atividade sedentária, sem gasto de energia e pode desencadear a obesidade, um dos principais fatores de risco à saúde, com consequências negativas como a hipertensão e doenças cardiovasculares. Ele aconselha aos motoristas que aproveitem as paradas de descanso para fazer alongamentos, aliviando a tensão muscular, caminhadas curtas para movimentar o corpo, e se for viável, a inclusão de atividades físicas regulares à rotina, como a musculação.
Para manter o cérebro descansado, Dr. Cyro pede que os profissionais do volante procurem manter um horário regular de sono em local tranquilo, escuro e silencioso, além de reduzir o consumo de cafeína e nicotina nas horas que antecedem o sono. “Dirigir requer um conjunto de habilidades e reflexos que permitem reagir rapidamente a situações inesperadas, garantindo a sua segurança e a de outros usuários da via. Além do desgaste no corpo, é uma atividade com muito cansaço mental e o caminhoneiro precisa sempre cuidar da cabeça, para manter a rotina na rodovia”.
Parada Legal – Evento realizado pela Nova Rota do Oeste desde 2014, com foco na saúde, bem-estar e informação de caminhoneiros que passam pela BR-163. Cada edição tem duração de dois dias e oferece gratuitamente serviços diversos, como testes de glicemia, aferição de pressão, cortes de cabelo, massagem, vacinação, orientação nutricional entre outros.