A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza nos dias 14 e 15 de julho o 1º Webinário Dislexia em Foco. Durante o evento, que vai reunir especialistas no assunto, haverá o lançamento da cartilha “Orientações pedagógicas para o reconhecimento de sinais indicativos de estudantes com dislexia”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de julho no link https://forms.office.com/r/ZFeBTqK86j. Os participantes receberão certificado.
O webinário será transmitido pelo canal da Seduc no YouTube.
A iniciativa é da Coordenadoria do Ensino Fundamental da Seduc, em parceria com o Instituto Neurosaber e a Associação Dislexia MT. O público-alvo é formado por professores da rede estadual de ensino, mas o evento é aberto à sociedade em geral, informou Francisca Nailê Bernardo de Araújo, coordenadora de Educação Básica da Seduc.
A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem caracterizado pela dificuldade na leitura e na escrita – o estudante tem problemas para fazer o reconhecimento preciso da palavra, na habilidade de decodificação e na soletração. Estima-se que 12% da população tem algum tipo de transtorno de aprendizagem.
Além de lançar a cartilha com orientações pedagógicas para que os docentes tenham condições de reconhecer os sinais indicativos de dislexia, o webinário tem como objetivo fazer com que esses estudantes tenham o atendimento adequado na rede estadual, conforme prevê a Lei 11.239/2020, que institui o Plano de Atenção Educacional Especializado (PAE) para estudantes diagnosticados com transtornos específicos de aprendizagem.
“Muitos professores não conseguem identificar, não percebem os sinais e, às vezes, na dificuldade de aprendizagem desse estudante não é realizada uma intervenção pedagógica planejada e adequada à necessidade formativa do mesmo”, disse Francisca Nailê.
Cartilha
A cartilha é uma iniciativa pioneira no Governo do Estado, diz Francisca Nailê. Os estudos da Seduc para a elaboração do material começaram em 2019 devido à necessidade de orientação dos professores da rede no trato com os estudantes que têm dislexia.
O documento foi revisado por especialistas no assunto e apresentado ao Conselho Estadual de Educação no dia 15 de junho deste ano.
A cartilha discorre sobre transtornos de aprendizagem em geral e sobre a dislexia e seus sinais indicativos, traz recomendações pedagógicas e orienta os professores a respeito de como fazer a avaliação da aprendizagem dos alunos, além de explicar a legislação vigente sobre o tema.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ensino.fundamental@educacao.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3613-6414.
Confira a programação do Webinário:
14 de julho
9h – Abertura
9h45 – Lançamento da cartilha
10h – Mesa-redonda “Educação baseada em evidências científicas e dislexia”, com participação dos doutores Rauni Roama Jandé Alves, da UEL/UFR/UFMT e Clay Brites, do Instituto Neurosaber.
14h – Fórum Temático “Dislexia na vida escolar e seus impactos socioeconômicos”, com a doutora Ana Luiza Navas
15h – Intervalo
15h10 – Fórum Temático 2 “Discalculia e adaptações escolares”, com a Associação Brasileira de Dislexia.
15 de julho
9h às 11h – Mesa-redonda “Dislexia e práticas pedagógicas”, com participação de representante da Seduc
14h – Fórum temático “Inclusão na educação a partir de (micro) movimentos do professor”, com a professora Ms Talita Rosetti Souza Mendes
15h – Intervalo
15h10 – Fórum temático 4 “Acessibilidade Digital e o uso das TDIC para alunos com dislexia”, com a professora Ms Roselaine Pontes de Almeida.