A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), e os parceiros, SAMU, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e PRF, encerraram na manhã desta quarta-feira (25), na quadra da Escola Caic, no Jardim Tropical, as atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito realizadas em todo o país de 18 a 25/09, onde palestras e oficinas educativas, realizadas nas escolas públicas, levaram informações importantes sobre legislação e segurança no trânsito.
Aqui em Rondonópolis as ações foram voltadas aos alunos da rede municipal de educação infantil, onde pelo menos três mil crianças receberam orientações sobre educação no trânsito, ouviram palestras e participaram de oficinas e artes, alusivas à educação e segurança no trânsito.
Para a gerente do Departamento de Vistoria e Inspeções da Setrat, Gabriela Belarmino Senna, “a cidade iniciou as atividades da Semana Nacional de Trânsito no dia 17/09 com palestras educativas nas escolas, Firmício Barreto e Bonifácio Sachetti e encerramos as atividades aqui na Escola Caic, onde pudemos levar às crianças orientações sobre educação no trânsito, incentivando boas práticas e respeito à legislação vigente, com o intuito de formarmos futuros cidadãos com mais consciência, responsabilidade e segurança no trânsito”.
A representante do Samu, Patricia Hylahayne Freitas, falou sobre a importância da educação no trânsito nas escolas, tendo em vista o aumento significativo nos casos de negligência e acidentes no trânsito local, incluindo vítimas fatais. Para ela, “as ações educativas são importantes pois conscientizam as crianças desde a infância e também aos adultos, e devem colaborar para o futuro com um trânsito melhor e mais consciente”, explicou.
O Samu levou viaturas as escolas, realizou apresentações de primeiros socorros, falou sobre a importância dos primeiros cuidados e atendimento aos acidentados e orientou as crianças a observarem a legislação e a sinalização e assim evitar acidentes.
A PRF por sua vez, também participou das palestas educativas versando sobre segurança no trânsito, não apenas nas cidades, mas sobretudo nas rodovias federais que cortam o nosso município.
Para a diretora da Escola Caic, professora Elisabete Cristina Teixeira Carvalho, que participou das atividades da Semana Nacional do Trânsito e envolveu mais de 600 crianças da sua escola, a ação foi de grande relevância, pois os seus servidores/professores se envolveram de corpo e alma no processo que começou na segunda-feira (23), e seguiu nos dias 24 e 25/09, com atividades de desenho, palestras, oficinas de artes e músicas e hoje com a visitação das viaturas, e os agentes de trânsito, e foi uma coisa muito gratificante para os nossos alunos, que puderam matar a curiosidade deles sobre as viaturas (Samu, PRF e Setrat), além dos diversos procedimentos nos atendimentos às vítimas. Foi muito bom e proveitoso”, assegurou a diretora.