fbpx
  • 21 de setembro de 2024 04:09 04:23

Tratativas para instalação de porto seco e usina de biocombustíveis em Rondonópolis avançam

Tratativas para instalação de porto seco e usina de biocombustíveis em Rondonópolis avançam 1

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (20) no gabinete do prefeito na sede do “Palácio da Cidadania” a segunda reunião com representantes de investidores internacionais, que pretendem investir na cidade, instalando um porto seco aduaneiro, uma usina de açúcar e álcool para a produção de biocombustíveis de cana e milho e nos próximos cinco anos, uma refinaria de petróleo que deverá atender a pelo menos 50% do abastecimento de combustível no estado.

O prefeito em exercício, Aylon Arruda, e os secretários de infraestrutura (Sinfra) Vinicius Amoroso, e o de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva, participaram da reunião com os representantes dos investidores dos Emirados Árabes (Abu Dabi), e conforme o apurado, as tratativas avançaram muito com a definição dos próximos passos a serem seguidos pelos envolvidos. Segundo ele o grupo investidor dos Emirados, pretende investir no Brasil até 2030, cerca de R$ 1,3 trilhão de reais.

Tratativas para instalação de porto seco e usina de biocombustíveis em Rondonópolis avançam 2

A vinda destes investidores ao município são reflexos das ações do Aylon Arruda e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vêm atuando fortemente com políticas de atração de novas empresas e novos investimentos para a cidade. Como intermediador dessa aproximação, figura o consultor de negócios mato-grossense, Vicente Vuolo Neto, que intermediou ainda durante a realização da 48ª Exposul (2022), a viabilização dessa aproximação entre a iniciativa privada e o município.

Ontem (20), na segunda reunião do processo com o representante da Trade – dos Emirados Árabes “Al Dahra” de Abu Dabi, o consultor de negócios internacionais, Cleyton André de Lima Paiva, da empresa Ya kareem, especialista em agronegócio, petróleo e combustíveis, falou sobre os projetos a serem instalados no município, iniciando com o porto seco privado, que servirá para o desembaraço aduaneiro das importações de produtos dos emirados, bem como a exportação de alimentos e produto brasileiro para os Emirados.

Conforme o consultor, todo complexo dos três investimentos, sendo Porto Seco, Usina de Biocombustíveis e Refinaria de Petróleo, irá chegar ao investimento da ordem de R$ 5 bilhões de reais, em um prazo de cinco anos.

Segundo Cleyton no primeiro ano serão feitos investimentos para a implantação de um porto seco (privado), para desembaraço das negociações de compra e venda de mercadorias dos Emirados (adubos, petróleo, etc.) e exportação de grãos e proteína animal (gado bovino). Até o terceiro ano de investimentos, conforme o consultor, a projeção é de que a usina de biocombustíveis já esteja em funcionamento, e no quinto ano, a refinaria de petróleo.

Tratativas para instalação de porto seco e usina de biocombustíveis em Rondonópolis avançam 3

AUMENTO DAS RECEITAS

Os investimentos vão proporcionar milhares de vagas de trabalho, bem como um aumento significativo nas receitas do município, através do recolhimento de impostos. Lembrando que a implantação do porto seco na cidade, fará com que os impostos gerados fiquem no município, ao invés de serem creditados a outro lugar, caso a aduana fosse realizada fora de Rondonópolis.

Uma terceira reunião, dessa vez com o prefeito José Carlos do Pátio, já está sendo agilizada, quando serão apresentadas as plantas dos projetos executivos de investimentos na cidade, e a definição para as eventuais assinaturas das certificações dos acordos público-privado.

Os investidores, optaram por apostar na cidade, por conta da sua posição de logística estratégica, bem como da sua posição estável de 2ª maior economia do estado, que a torna a mais atrativa para os investidores internacionais.

O prefeito Aylon Arruda comentou a reunião e se disse muito animado com os avanços no sentido de viabilizar esse aporte de investimentos internacionais na cidade. “Eu considero muito positiva a reunião, pois há cerca de 30 dias iniciamos as tratativas e já conseguimos avanços importantes nesse sentido”, afirmou Aylon.

Conforme ele, a reunião entre o prefeito José Carlos do Pátio e o diretor financeiro do fundo dos Emirados, já está sendo agendada, e repassou. “Os investidores tem nesta sexta-feira (21) uma reunião com produtores rurais integrantes do Sindicato Rural, já com o objetivo da realização de contatos de negócios, para a contratação de fornecedores de grãos e proteína animal que serão exportadas para os Emirados.

Por outro lado, o grupo de investidores já está se movimentando no sentido de adquirir espaços (propriedades) que serão utilizados para armazenamento dos produtos aqui adquiridos, bem como dos produtos a serem exportados.

A expectativa é que nas próximas semanas toda essa negociação já terá avançado ainda mais com a consequente formalização da empresa aqui na cidade, bem como a definição do local onde será instalada e demais procedimentos.