Dois policiais militares são suspeitos de serem participantes dos ataques a moradores em situação de rua, realizados na madrugada dessa quarta-feira (27), em Rondonópolis (MT). Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas.
As vítimas foram identificadas como Odinilson Landvoidt de Oliveira, 41 anos, Oziel Ferle da Silva, 35 anos, Thiago Rodrigues Lopes, 37 anos, e William Ferreira de Oliveira Filho, 25 anos. Segundo a Polícia Civil, Odinilson de Oliveira e Thiago Rodrigues foram socorridos com vida.
A confirmação da participação dos PMs foi feita pelo Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Alexandre Mendes. Por meio de nota, ele afirmou que o sentimento é de “desgosto” com os agentes.
“Ao tomar conhecimento da participação de dois policiais militares nos bárbaros homicídios em Rondonópolis dias atrás, nosso sentimento é de desgosto e zelo pela tropa que não se confunde com tais práticas”, escreveu Mendes.
Além disso, O coronel salientou que todas as providências já estão sendo tomadas para responsabilizar os militares. “Temos a informar que a PMMT toma desde já todas as providências na direção de responsabilizar os envolvidos em sede disciplinar”.
“Assevero que a Corregedoria da PMMT através dos procedimentos cabíveis dará a pronta resposta à sociedade mato-grossense, em vista da vida, bem-maior que defendemos e dos policiais militares que fazem jus a esse propósito”.
“Ressaltamos ademais que ambos foram devidamente identificados, e que, nesta hora, a investigação da Polícia Civil conta irrestritamente com todo nosso apoio”, conclui.
O crime
O crime aconteceu por volta das 2h55, em frente ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.
Quando os agentes chegaram, encontraram três vítimas baleadas. Odinilson de Oliveira já estava morto. Oziel da Silva e William Ferreira foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhados ao Hospital Regional de Rondonópolis.
As duas vítimas socorridas com vida passaram por procedimentos cirúrgicos e estão sob acompanhamento.
Minutos depois, os policiais foram informados de que mais uma pessoa tinha sido baleada na entrada do Bairro Vila Canaã. O Samu esteve no local e constatou a morte de Thiago Rodrigues.
Os locais dos crimes foram isolados até a chegada da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da Polícia Civil. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para o exame de necropsia.
A Polícia Civil segue investigando o caso.