Durante o trabalho de rotina realizado nesta segunda-feira (31), no posto 201, localizado no Km 211 da BR-364, em Rondonópolis-MT, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em duas ações distintas, apreendeu cinco tabletes de substância entorpecente que eram transportados em ônibus. Uma pessoa foi presa.
No primeiro caso, os agentes federais deram ordem de parada ao condutor de um veículo de transporte de passageiros para que os procedimentos de revista fossem colocados em prática.
Assim que o ônibus parou, foi empregado o uso do cão de detecção de entorpecentes K9 Zion no compartimento de carga do ônibus, momento em que ele indicou a presença de entorpecentes em uma das caixas ali presentes.
Na caixa assinalada pelo K9 havia uma lavadora de pressão e, dentro dessa lavadora, foram localizados 3 tabletes de substância análoga à skunk, pesando aproximadamente 3,14 kg. Ressalta-se que a máquina lavadora não continha o motor para funcionamento. A encomenda tinha como origem RIO BRANCO/AC e destino BRASÍLIA/DF.
Após os procedimentos cabíveis, o entorpecente foi encaminhado à Polícia Civil de Rondonópolis/MT.
No segundo fato, ocorrido no mesmo dia do caso acima descrito, a equipe realizava fiscalização a ônibus interestaduais de passageiros no mesmo endereço mencionado, quando foi dada ordem de parada a outro coletivo, que estava com o itinerário Rio Branco-AC/Brasília-DF.
Ao realizar a entrevista e verificação das bagagens dos passageiros, os policiais observaram uma mochila no compartimento de bagagens interno do ônibus e, ao questionarem os passageiros, nenhum se apresentou como dono da referida bagagem, o que levantou a suspeita da equipe. Ao verificarem o conteúdo da mochila, foram encontrados 2 (dois) tabletes de substância análoga à skunk, pesando aproximadamente 2,3 kg.
Como não foi identificado o dono da mochila, os PRFs entraram em contato com a empresa na rodoviária de Cuiabá e esta enviou as imagens do circuito de segurança onde era possível identificar um indivíduo embarcando no ônibus com a mochila contendo a substância encontrada.
De posse das imagens e ao questionar esse indivíduo, ele confessou que a mochila era sua, que receberia R$ 2.000,00 (dois mil reais) pelo transporte e que teria recebido a droga de um homem em Rio Branco-AC para levá-la até Goiânia-GO. Diante das informações obtidas, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Polícia Civil de Rondonópolis por delito de tráfico de drogas.