Classico dos milhões – Foto: Site oficial do Flamengo
Na tarde deste domingo (5), Flamengo e Vasco se encontraram no Maracanã. Em jogo com domínio rubro-negro e chances criadas dos dois lados, o Cruzmaltino saiu vencedor. O único gol da partida foi marcado por Rodríguez.
O resultado não altera a posição do Flamengo na tabela. Já classificado para a semifinal do Campeonato Carioca, o Flamengo mantém a liderança da primeira fase. O próximo compromisso rubro-negro é contra o Fluminense, na quarta-feira (8), no Maracanã.
O jogo
Como não poderia deixar de ser, o Clássico dos Milhões começou eletrizante. O Flamengo tomou a iniciativa de propor o jogo e encurralou o Vasco desde os primeiros lances. Logo aos dois minutos de jogo, Arrascaeta ganhou da defesa, chutou de fora da área e carimbou o pé da trave adversária. Aos dez, o uruguaio achou Gabi entre os zagueiros com belo passe de letra. O camisa dez finalizou de dentro da área, obrigando Léo Jardim a fazer boa defesa. O Cruzmaltino esfriou o ritmo da partida trocando passes no meio do campo, mas sem conseguir abrir espaços na defesa rubro-negra. O Mais Querido tornou a dominar as ações ofensivas ainda antes da parada técnica. Thiago Maia, David Luiz e Everton Ribeiro arriscaram de fora da área, levando perigo à meta vascaína. O adversário tentou escapar em contra-ataques e conseguiu acertar o travessão em uma oportunidade, mas não levou maior perigo. A cinco minutos do intervalo, Gerson levou perigo em chute rasteiro de longa distância. No último lance do primeiro tempo, David Luiz cobrou falta da entrada da área e carimbou a barreira.
O Flamengo chegou à metade do Clássico com 62% de posse de bola e 14 finalizações. Para o segundo tempo, Vitor Pereira colocou Everton Cebolinha no lugar de Thiago Maia, que sofreu pancada.
O Vasco abriu o placar aos três do segundo tempo, em chute forte de Rodríguez de fora da área. O gol não diminuiu o ímpeto rubro-negro – muito pelo contrário. O Flamengo aumentou a intensidade no ataque e, nos dois minutos seguintes, criou duas boas chances com Gerson e Gabi. Aos 15, Cebolinha cobrou falta na área e a defesa vascaína quase marcou contra, mas a bola parou na trave. Vitor Pereira voltou a fazer alterações, colocando Matheuzinho e Matheus França nas vagas de Everton Ribeiro e Varela. Com 23 minutos da segunda etapa, o árbitro assinalou pênalti para o Vasco. Pedro Raul cobrou, mas parou em Santos. O setor norte do Maracanã inflamou com a linda defesa do camisa 1 e reacendeu o ânimo do Mais Querido. Matheus Gonçalves foi a campo no lugar de Vidal, deixando o time ainda mais ofensivo na busca pelo empate. Cebolinha obrigou Léo Jardim a fazer boa defesa aos 34 em chutaço de fora da área. Aos 41, Gabi chutou rasteiro e exigiu novamente do goleiro cruzmaltino.
Apesar do domínio rubro-negro, o placar não voltou a ser alterado.