fbpx
  • 28 de novembro de 2024 04:11 04:37

Vida: sentido, importância, propósito.

Vida: sentido, importância, propósito. 1Imagem ilustrativa

A cada amanhecer e anoitecer precisamos refletir sobre o sentido, a importância da vida. Precisamos nos encontrar perante o espelho e nos perguntar: Qual o nosso propósito para a vida? Existe um sentido, um significado?

Muitas vezes a gente demonstra tanta ignorância, falta de compreensão, tolerância, resiliência sobre pequenas coisas que são tão importantes em nossas vidas e que as deixamos de lado. Então, como iremos encontra o significado da vida, o sentido se não paramos. Corremos oito, doze, vinte quatro, ou até mesmo quarenta e oito horas em jornadas de trabalhos duplas divididas entre empresas e lar. Como iremos descansar analisar, educar os filhos e refletir nossas ações e atitudes? O que eu enquanto ser humano e cidadão estou fazendo para mostrar que a vida tem um significado substancial não só para mim, mas também para o próximo.

Estamos vivendo o pior dos pesadelos. Mato Grosso hoje é considerado o epicentro da pandemia chamada covid-19, uma doença respiratória causada pelo vírus SARS- CoV-2 e apresenta sintomas: febre, tosse seca e dificuldades respiratórias.  Dificuldades respiratórias que lotaram e continua a lotar hospitais, não só no Mato Grosso, mas no Brasil, ou seja, no mundo inteiro.  Perdemos e estamos perdendo pessoas, desde o mais velho ao mais jovem.  Pessoas queridas, conhecidas, não conhecidas, próximas e não próximas. São vidas ceifadas pra um vírus ainda sem controle, cuja vacina continua em analise e passa por experimentos. Estamos na expectativa da mesma, e, portanto, buscamos a Deus com todas as nossas forças e com cuidados   redobrados para que tudo possa o mais rápido possível passar. Mas  diante de tal situação ainda existem as outras doenças que não entraram no esquecimento, mas que  estão ficando de lado por falta de leitos, materiais hospitalares ,recursos,  espaços, profissionais da saúde para  atender a demanda de tantos problemas, a falta  de uma política  honesta e não corrupta como estamos vivendo no momento.

Quando citamos sobre a saúde de um povo, estamos falando de um ciclo chamado vida. Sabemos que todo ciclo tem seu começo, meio e fim, porém, no momento que estamos passando, para muitos esses ciclos não está acontecendo, ou não aconteceu, mas apenas seu início. Será que foi preciso tamanha agressão chamada coronavirus para pararmos e percebermos o quão importante é a vida, o quão é importante a família, a união de um povo e o pensar sobre o próximo? Que proposito teremos para a vida depois que tudo isso passar? Iremos continuar a correr, uma rotina sem freios, ou iremos parar e refletir as nossas ações?

A grande e eterna Clarice Lispector já dizia: “Há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo”. Se for um dever segundo ela, por que é tão difícil refletirmos nossas ações?  Por que não partir do eu para amenizar certas ou certas situações? A vida é uma dádiva de Deus, um presente que exige respeito, dedicação, empenho, ótimas ações e reflexões. Se insistirmos em permanecer na mesmice, nos erros depois de tudo isso, estaremos encerrando ciclos sem   ter visto a vida como deveríamos te visto. Uma vida regada de valores, de significados.

Para adaptarmos com o novo, porque depois que tudo passar, tudo será novo na vida de cada pessoa existente neste mundo, é o que se espera. Teremos que amar mais, ser mais solidário, humilde, pensar mais no próximo, menos orgulho ou nenhum orgulho, ter atenção necessária à família, ter compromisso e seriedade e participar mais na criação e na execução de projetos para ajudar os menos favorecidos, ter e ser ação na vida de uma pessoa.  A vida é dádiva, precisa de um proposito, uma ferramenta para alavancar vidas, dando novos horizontes e colocando sorrisos nos semblantes das pessoas, principalmente pessoas que perderam pessoas queridas para essa pandemia chamada covid-19.

Enfim, não importa a classe, a patente, o que importa ou importará serão às mudanças que acontecerão em nossas vidas. Que possamos e passamos a vivê-la de forma mais humana e não egocêntrica, que possamos perceber que nada é insubstituível, que tudo tem seu valor, que precisamos buscar renovar a vida de forma única para que ciclos se encerrem sim, mas depois de vivida com intensidade.  E ai! Qual seu propósito de vida depois dessa pandemia?

Aqui encerro  com uma citação de Lispector:    “Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela… Exatamente porque nunca são as mesmas flores”. Que possamos renascer, florescer a cada dia e tocar os corações das pessoas, principalmente um ciclo chamado família.

(TEXTO: SIRLENE COELHO DE LIMA)